Sucatas não ferrosas

Sucatas não ferrosas, são os metais que não contém ferro. Eles não são magnéticos e geralmente são mais resistentes à corrosão.

Os metais não ferrosos, ou metais finos são os metais que não contém ferro em sua composição como elemento principal. Podem ser usados para substituir os metais ferrosos, porém os ferrosos não podem substituí-los.

A sucata de não ferrosos é de grande procura na reciclagem devido o seu valor ser maior e evitar despesas na produção. São empregados na construção de automóveis, máquinas, galvanização, uso doméstico, etc.

Aço Inox: Os Inoxidáveis são muito utilizados em eletrodomésticos, utensílios domésticos entre outros, são classificados em: linha 300 e linha 400 (304/310/316/430) encontradas na sucata como estamparia, vergalhão, tubo, cavaco, bandeja, pias, lavatório, escada rolante e elevador.

Zamac: É uma liga de zinco, e é utilizado em pinos de panelas de pressão, fechaduras, registros, carburador de carro, fivelas, cintos, maçaneta, válvula de gás etc.

Cobre: É o puro metal ferroso, bom condutor elétrico e oferece grande resistência à corrosão. É usado principalmente na fabricação de fios elétricos, cabos e condutores. Seus outros usos são água e tubos de aquecimento central e cilindros, placas de circuito impresso e fabricação de coberturas especiais.

Alumínio: É um metal não ferroso. É branco acinzentado. Este metal não ferroso é condutor de calor e  de eletricidade. É resistente à corrosão. Pode ser soldado, mas isso é difícil. Processos especiais precisam ser adaptados a fim de soldá-lo corretamente. Devido ao seu peso leve, é utilizado na fabricação de aviões e barcos.Seus outros usos são janelas, panelas, embalagem e isolamento, pistões, manivelas, off-set, trocador de calor, escada rolante etc.

Chumbo: É o metal mais pesado, é também característico sua a maciez, maleabilidade e brilho. É metálico brilhante quando sofre desgaste rapidamente se oxida para um cinza maçante e é resistente à corrosão. É utilizado na proteção contra raios X máquina, tintas, revestimentos de coberturas, rufos, baterias, munições etc.

Bronze: Não é um metal puro, mas uma combinação de cobre e zinco. Ele contém cobre 65% e 35% de zinco. Este metal não ferroso é muito corrosivo, de cor amarela, mancha com muita facilidade, são encontrados em engrenagem, buchas, instrumentos musicais, torneiras etc.

Latão: É uma liga amarela de zinco e cobre que foi fabricado por milhares de anos em todo o mundo. Pode ser usado para fabricar cartuchos para armas, cachimbos, acentos decorativos em casas, instrumentos musicais, e enfeites domésticos. Sua cor também varia, dependendo da quantidade de zinco. É  muito utilizado em instrumentos musicais, torneiras, entre outros.

Estanho: É um metal puro não ferroso, de cor branca, macio e resistente à corrosão. É maleável e tem uma estrutura altamente cristalina. Devido à quebra desses cristais. Tem uma estrutura tetragonal. Quando é resfriado abaixo de 13,2 ° C, ele muda lentamente de branco a cinzento. Esta mudança é afetada por impurezas como alumínio e zinco, e pode ser prevenida com pequenas adições de antimônio ou bismuto

Zinco: tem uma camada de óxido que protege contra a corrosão. É azul-branco e facilmente trabalhado. Ele é usado como camada de revestimento de aço galvanizado para telhados de zinco, tanques, baldes, tintas e etc.